São vários os autores que dedicam o seu estudo às comunidades on-line, variando assim o conceito de comunidade de autor para autor, mas todos concordam que em contextos educacionais a comunidade forma uma turma, onde os estudantes participam activamente e partilham ideias pessoais e académicas.
A comunidade é constituída através de forums de discussão o qual funciona a qualquer momento, havendo também outras formas de interagir como os chat ou e-email.
Rovai (2002) define comunidades de ambientes on-line como:
consistindo de dois componentes: sentimentos de ligação entre membros da comunidade e comunhão de expectativas de aprendizagem e objectivos... A comunidade em sala de aula é mais forte quando os alunos (a) se sentem ligados uns aos outros e ao instrutor, (b) manifestam os comportamentos de comunicação imediatos que reduz (c) partilham interesses e valores comuns, (d) confiam e ajudam-se mutuamente, (e) se dedicam activamente em comunicações nos dois sentidos e (f) lutam por objectivos de aprendizagem comuns.(p.322)
Palloff e Pratt (1999)sugerem que uma comunidade on-line inclui:
interacção activa evolvendo tanto o conteudo do curso como comunicação pessoal, aprendizagem colaborativa demonstrada por comentários dirigidos primeiramente do aluno a aluno em vez de aluno instrutor; e significado socialmente construido demonstrado pelo acordo ou questionamento com intenção de atingir concordância em questões de significado. (p.32)
Apesar de se levantarem muitas questões no que diz respeito á comunidade e à colaboração neste método de ensino , os autores identificam seis elementos chave par uma aprendizagem on-line de sucesso, são eles:
. honestidade,
. receptividade e cooperação,
. relevância,
. respeito,
. abertura,
. capacitação
o encorajamento entre alunos, os trabalhos de grupo,a avaliação de trabalhos de colegas bem como o debate de ideias sobre determinada matéria são fundamentais para desenvolver a comunidade de aprendizagem, e para promover uma aprendizagem colaborativa.
domingo, 16 de novembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário