domingo, 16 de novembro de 2008

Criação da comunidade

A comunidade online pode ser desenvolvida em ambientes de aprendizagem online desempenhando um papel importante no sucesso do aluno.
Os primeiros teóricos defendiam que dificilmente se criaria uma comunidade devido a ausência social e que seria difícil encorajar à colaboração de forma a promover uma comunidade. Tem- se vindo a provar o contrário , Harasim e colegas (1995)descrevem as diferenças entre as aulas na internet, sejam elas online ou não, e as aulas sem acesso a internet.
- o papel do professor muda para facilitador e mentor
- os estudantes tornam-se participantes activos; as discussões tornam-se mais detalhadas e aprofundadas
-o acesso a recursos é maior
- os alunos tornam-se independentes e autónomos
- o acesso ao professor é igual e directo
- as interacções entre aluno e professor aumentam
- a educação centra-se no aluno; aprendizagem com ritmo próprio
- as oportunidades de aprendizagem são iguais para todos os alunos
- aumenta a comunicação pessoal entre participantes
- o ensino e aprendizagem são colaborativos
- quebra-se a hierarquia entre professor-aluno.
Os professores tornam-se alunos e os alunos tornam-se professores.(pp14-15)
esta temática tem sido alvo de vários estudos, alguns defendem que é possível a criação de comunidades outros são mais cautelosos e defendem que o processo não é automático e como tal inibe a colaboração, tal como apresenta Thomas (2002) alegando que a estrutura assíncrona da rede dos fóruns de discussão online não suporta as interacções construtoras de conhecimento.
O discurso face-a-face é de natureza fundamentalmente interactiva, enquanto o discurso escrito é geralmente transaccional na sua natureza. Por conseguinte a discussão baseada em texto no fórum de discussão online não apresenta simplesmente uma alternativa, mediada pela tecnologia, ao dialogo face a face. Ao invés, tenta servir a função de interacção face-a-face através do uso exclusivo da forma escrita. (p.363)

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